Pular para o conteúdo principal

Governador Paulista inicia programa de revitalização do Ensino Público-

Editorial Folha de São Paulo
Educação paulista

É, sem dúvida, auspiciosa a mobilização do governo de São Paulo com vistas a elevar o padrão do ensino público do Estado nos próximos 20 anos.

Em cerimônia realizada anteontem, o governador Geraldo Alckmin anunciou os compromissos de sua administração com um amplo programa para a área, cuja meta é colocar o sistema educacional paulista entre os 25 melhores do mundo até 2030.


Hoje, o Estado, numa simulação, estaria na 53ª posição -a mesma do Brasil- entre 65 países avaliados pelo teste internacional Pisa.


O projeto, intitulado "Educação - Compromisso de São Paulo", prevê iniciativas que vão do aperfeiçoamento de currículos à qualificação profissional do magistério.


Anuncia-se um novo modelo de escola para o ensino médio, com aumento da jornada estudantil, ampliação de algumas disciplinas e regime de dedicação integral por parte dos professores.


Para o conjunto dos docentes, promete-se um plano de carreira que deverá propiciar promoções salariais por meio de avanços na formação profissional e premiações baseadas no mérito.


A ideia é que o magistério paulatinamente se torne uma das carreiras mais bem remuneradas do Estado -segundo cálculos do governo, em duas décadas, um iniciante, a depender das circunstâncias, receberia cerca de R$ 9.400, em valores atuais.


No intuito de enfrentar as assimetrias presentes na rede pública, serão monitoradas as mais de 1.200 unidades avaliadas como "vulneráveis" do ponto de vista econômico, da infraestrutura e da aprendizagem.

Por fim, a intenção do governo é atrair a participação de famílias, empresas, sindicatos e outras entidades da sociedade civil no esforço de recuperação e aperfeiçoamento do ensino.

São intenções elogiáveis, num Estado que, sendo o mais rico da Federação, situa-se na média nacional em rankings de desempenho. Investir na melhoria da educação é hoje, ademais, uma recomendação que encabeça a agenda de dez entre dez analistas preocupados com o futuro do Brasil.


O que fará a diferença não é, portanto, a mera eleição do tema como prioridade, mas a consecução dos objetivos anunciados. O fato de que sejam "arrojadíssimos", como disse o secretário da Educação, apenas reforça a importância de a sociedade, nos próximos anos, acompanhar seu cumprimento. 
 
fonte: Conteúdo Livre 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FEMINICÍDIOS NO DF: a gestão do risco**

 ** Fabriziane Zapaga- Juíza e coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Todas as vezes que um feminicídio é noticiado pela imprensa surge um misto de indignação, angústia e perplexidade. Diferentemente de outros crimes em que não há uma ligação anterior entre vítima e algoz, no Feminicídio a mulher é assassinada por seu companheiro (ou ex), pela pessoa que supostamente lhe prestaria cuidados e assistência, pelo pai de seus filhos, dentro da própria casa. Talvez por isso cause tanto estarrecimento. Dados da Câmara Técnica de Monitoramento de Homicídios e Feminicídios (CTMHF) apontam que o índice de elucidação no DF é de 98%, ou seja, é um crime em que rapidamente se identifica e condena o autor, com penas que variam de 12 a 34 anos de prisão. Para além da responsabilização dos Feminicídios, é de extrema relevância evitar que outros Feminicídios aconteçam. Dados da Secretaria de Segurança Pública apon...

MANIFESTO À POPULAÇÃO DO DF. POR SOUZA JÚNIOR*, CANDIDATO AO SENADO FEDERAL

  Clique aqui.  e acesse e baixe para compartilhar.  MANIFESTO À SOCIEDADE DO DF CANDIDATO AO SENADO SOUZA JÚNIOR   A nação brasileira viveu em seu passado recente um verdadeiro crime contra a nossa pátria e seu povo; tivemos governos que nos coroaram com um dos momentos mais tristes de nossa história, com a corrupção tomando conta e corroendo setores públicos e privados, além da institucionalização da corrupção no chamado Mensalão (STF- ação penal 470), quando diversos parlamentares foram descobertos recebendo uma mesada para apoiarem o governo da época. No DF, ainda tivemos o desprazer de ver um governador preso por corrupção.  A Transparência Internacional, por exemplo, classificou o "petrolão" como o segundo maior caso de corrupção do mundo. Todos os dias tomamos conhecimentos de novos escândalos de corrupção oriundos de governos de esquerda, envolvendo grandes empresários do país, políticos e administradores públicos. São bilhões de dólares, que poder...

(Covid - 19) . Reposta da população.

VISÃO DO CORREIO* A sociedade brasileira, em sua esmagadora maioria, entendeu a gravidade representada pela pandemia do novo coronavírus e respondeu, adequadamente, aos apelos das autoridades e da comunidade médica para ficar dentro de casa e apostar no isolamento social como forma de barrar a velocidade de contaminação da enfermidade denominada COVID-19. O momento é de resguardar as pessoas mais vulneráveis, os idosos e portadores de enfermidades como câncer, cardíacas e com sistema imunológico fragilizado. Mesmo assim, no fim de semana, ocorreram exceções, sobretudo por parte da faixa mais exposta da população aos devastadores efeitos da doença, homens e mulheres acima de 60 anos que insistiram em sair às compras nas farmácias e supermercados.  Medidas restritivas, como o isolamento social, devem prevalecer. É sabido que a maioria das pessoas vai contrair o vírus e, se todas ficarem doentes aos mesmo tempo, os sistemas de saúde público e privado vão entrar em colapso e as eq...